Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

tucanoanapolsoc



Domingo, 21.07.13

Classes do sec xxi

Em décadas de evolução o ser humano no sec. XXI atinge níveis de desenvolvimento cientifico e tecnológico que no inicio do século anterior seriam ficção cientifica. Terá esta evolução sido acompanhada de um desenvolvimento social e de pensamento?

A resposta apresenta-se complexa pois irá variar consoante o grau de desenvolvimento, a cultura e o local, no entanto apresenta-se a divisão do ser humano em três seres universais e extensíveis a todo o planeta. A graduação aparece de forma natural e aplica-se no nível racional e social permitindo enquadrar a dispersão do ser humano num padrão que se quer consistente, coerente para constituír a base de uma reflexão sobre a sociedade que estamos a criar nesta década, qual a sua missão e como o individuo atinge a sua máxima realização psicossocial.

- O ser anónimo - sendo a maioria é por norma um ser egoísta pois a preocupação é atingir os seus fins, normalmente atinge um zona de conforto pessoal e pratica a alienação consciente da intervenção na sociedade, limita-se a comentar e criticar. Tem uma preocupação de estatuto que lhe permita usufruir de privilégios que servem para lhe garantir o conforto. Um ser trabalhador que mantêm o estado, a economia e a sociedade em funcionamento e fruto desta disponibilidade é explorado pelo capital que lhe cobra o sonho de felicidade através dos bens materiais ou então na baixa remuneração que lhe atribuem ao seu trabalho justificando esta com a solidariedade.

Anónimo, porque não é possível identificar e porque raramente se revela.

- O ser politico - uma oligarquia extensível a todo o planeta constituída por um reduzido conjunto de pessoas que têm um poder de decisão e nesta década tem sido reduzido e condicionado pelo ser capital. Normalmente apresentam-se como os escolhidos, formam uma elite que se perpetua de forma dinástica ou em processos de escolha, chamados eleições mas manipulando os seres anónimos através de mensagens sofisticadas. Para manter o seu elitismo permitem a espaços a entrada de um ser diferente mas sendo predominante a ascensão do ser capital que para aceder a decisão necessita desta participação politica sendo na maior parte destas vezes curta e rápida.

Politico pelo poder de decisão tem sido o pilar da sociedade actual na sua formatação e forma, normalmente com uma relação de proximidade ao ser capital e com uma função de controlo sobre o ser anónimo é gregário e apresenta nesta década sinais de decadência.

- O ser capital - minoria, secreto, invisível. Surge neste principio de século como a principal fonte poder e condicionador de comportamento. Este ser conseguiu incutir uma cultura de adoração do dinheiro e consequentemente como detentor deste dinheiro consegue condicionar o poder do ser politico que por seu intermédio consegue condicionar o ser anónimo.

Aplica técnicas ultra desenvolvidas de controlo de personalidade, controlo de massas através de marketing e publicidade, controla o sistema financeiro mundial movimentando o capital no mundo global com a facilidade dos meios informáticos e a cumplicidade do ser politico. Formam clubes fechados baseados em sigilos rigorosos e não tem um rosto visível pois os próprios rostos resguardam-se no anonimato ou em personagens escolhidas para vincularem as ideias ou as normas que vão reger a sociedade.

 

Outros seres podem ser catalogados, como o ser religioso. Este hoje não tem a importancia que teve durante o passado e vem-se enquadrando nos outros seres.

Esta forma de estruturação da sociedade tem vindo a alargar o fosso entre os chamados ricos e os pobres, entre as sociedades desenvolvidas e as outras, entre as pessoas e tem vindo a gerir desequilíbrios que fragilizam as sociedades remetendo as instituições reguladoras ou fiscalizadoras para meros instrumentos de serviço ou para imagens de realidade virtual.

Urge inciar a discussão sobre o destino da sociedade e das pessoas nesta decada ou então esperarmos o renascer da idade media e dos senhores feudais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por tucanoanapolsoc às 16:46



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Posts mais comentados